quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Absentia



Absentia


Eu tenho que aprender a ler a sinopse dos filmes no IMDB antes de ir à parte de terror de algum site de filmes e fazer à limpa. Quando as palavras Drama e Terror aparecem na descrição do filme, vou ficar com o pé atrás, se bem que dessa vez dei sorte ainda, diferente do Tall Man. De 2011 esse estranho filme tem a direção de Mike Flanagan que tem uns filmes em produção que tem futuro pelos trailers, um tal de Scare Dares e Oculus. No elenco principal ninguém de muita notoriedade, mas temos Doug Jones (Hellboy, Labirinto do Fauno, Legion, entre outros) fazendo uma ponta no filme. Com um orçamento de 70 mil doletas temos mais uma prova que muita grana não faz filme bom, quer dizer até faz, mas a questão não é essa. Com poucos, mas bons efeitos visuais o filme recolheu um total de 21 prêmios variados em diversos festivais no ano de 2011.

A parte de terror desse filme é um pouco diferente do comum. Não é um filme de susto e nem um filme que aumenta a trilha quando é para assustar. Ele lembra filmes de terror orientais onde o que perturba é o barulho, é o cara parado no canto do quarto que tu nota quando a câmera passa, mas não é tão perturbado como os filmes orientais.

Na história temos Tricia, que faz 07 anos que procura o seu marido desaparecido e Daniel não deixou nenhuma pista do que pode ter acontecido com ele ou para onde foi. Quando Tricia resolve finalizar o processo de desaparecimento e dar inicio ao processo de morte de Daniel, sua Irmã mais nova, a bela Callie aparece para ajudar a irmã nesse difícil momento de sua vida. Digamos que Callie nunca foi um bom exemplo de irmã, ela fugiu de casa quando era mais nova para ir atrás de um magrão e virou uma drogadita de heroína, mas ela encontrou JC e está limpa faz um tempo. O fato é que Tricia começa a ver Daniel por todos os cantos, mas em um aspecto meio fantasmagórico e que em alguns momentos do filme é bem do mal. Em suas corridas matinais Callie passa por um túnel e encontra um “mendigo” que pede para ela uma troca, ele não entende muito bem o que o cara quer, mas depois ela leva um potinho com comida dentro e deixa na beira do túnel. Na manhã seguinte na volta da caminha Callie encontra no tapete na frente da casa, jóias, chaves, pingentes e botões. Ela imagina que deve ser o mendigo pagando a comida que ela colocou então, ela pega as coisas e coloca de volta na entrada do túnel. Um jovem aparece e fala para ela não colocar nada ali, se não ele pode pensar que é uma troca. Como ela não entendeu deixou as coisas ali e voltou para casa.

Quando saiu a certidão de óbito de Daniel, Tricia resolve aceitar o convite do detetive Mallory para sair e jantar. Quando os dois saem da casa no meio da rua está Daniel olhando para os dois, mas como Tricia já se acostumou com o fantasma do ex-marido ela dá a mão para o detetive em sinal que ela vai seguir em frente a sua vida e não é um fantasma besta que vai atrapalhar. O único problema é que não era um fantasma e sim Daniel que voltou depois de comprar cigarro. O cara não lembra por onde esteve, o que fez em 07 anos, mas ele está usando a mesma roupa do dia que desapareceu. Tricia liga para os pais de Daniel para avisar que o diabo voltou e depois rompe com o detetive Mallory, que casualmente é o cara que estava cuidando do caso do desaparecimento de Daniel.

No hospital Daniel continua não se lembrando de nada, só que os exames médicos mostram que ele tem sofrido uma série de abusos e também foi encontrado em seu estomago, ossos de animais. Sem poder dar uma boa explicação Daniel volta para a casa com Tricia e Callie.

Quando Tricia termina de vez com o detetive Callie tem uma recaída e se pica um pouquinho e na sua trip Daniel entra no seu quarto dizendo que um inseto gigante que mora de baixo das coisas veio buscá-lo e o pior é que Callie vê o tal inseto e assiste o pobre Daniel ser levado de volta para o túnel. Callie aterrorizada procura a irmã e conta o ocorrido e é claro que nem ela e nem a polícia acreditam na sua história. O pior é o que tu vai falar para os pais do rapaz que pegaram um avião para poder ver o filho querido desaparecido a 07 anos: “Haaaa, pegadinha do Malandro, teu filho nem voltou nada”, foda...

A questão é a seguinte, tu acredita que um inseto gigante que mora de baixo das coisas veio buscar o teu marido que saiu para comprar pão e cigarro e demorou 07 anos para voltar ou tu acredita que a bela Callie teve uma badtrip da heroína e na real tava locona no quanto em quanto Daniel lembra que esqueceu de pegar o leite e o troco do cigarro e desaparece novamente. É só tu passar pelos 87 minutos de filme e tirar a sua conclusão. Se tu quiser Terror faz como eu e leva fé no inseto gigante, agora se tu quiser Drama, vai firme na crise familiar. Como diria o Capitão Planeta “O poder é de vocês”.


Bom, vamos às notas:

Diversão
3
Tosquice
1
Trama / História
4



Nenhum comentário:

Postar um comentário